Como identificar o seu tipo de pele

Com uma enorme variedade no mercado, na hora de escolher um produto de cosmética muitas de nós não sabe identificar o seu tipo de pele.

Todas sabemos que a pele tem inúmeras características e varia de pessoa para pessoa. Os diferentes tipos de pele carregam características específicas, quanto à textura, opacidade, tamanho dos poros ou outros traços.

 

Pele Normal

Tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. De todos os tipos de pele, é sem dúvida a mais equilibrada e a que menos desenvolve problemas como imperfeições por espinhas e manchas. Não é nem seca nem gordurosa; os poros são bem pequenos e mal se notam.

 

Pele Mista

É provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T*) onde os poros são naturalmente mais dilatados, e outras áreas a pele é normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas).

 

Pele Seca

É a que mais requer cuidados, devido à sua tendência para envelhecer mais rapidamente. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, além de possuir menos elasticidade. A probabilidade de desenvolver rugas e linhas de expressão é maior do que nos outros tipos de pele.

 

Pele Oleosa

Produz uma maior quantidade de óleo. Apresenta poros dilatados, bem maiores do que nos outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem. É um tipo de pele marcado pelo aspeto gorduroso e brilhante que fica bem aparente. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de acne.

 

Rona Berg, autora e escritora de livros de beleza, sugeriu um teste com diversos passos para saber que tipo de pele temos:

  1. Lave o rosto e seque-o
  2. Com algumas folhas de papel de arroz, pressione diferentes partes do seu rosto
  3. Se a sua pele é oleosa, o papel vai ficar com manchas de gordura tornando-se transparente
  4. Se o papel não manchar a sua pele é seca
  5. Se ele agarrar na zona T*, tem pele normal ou mista – A maioria das mulheres tem este tipo de pele.
zona T
(*Zona T)

 

Esperemos ter ajudado e fiquem atentas ao nosso blog porque iremos falar detalhadamente sobre as características específicas de cada tipo de pele!

 

(Fonte dos diferentes tipos de pele – Beleza e Saúde)