Proteja a sua pele nestes dias mais frios do ano

Durante o inverno, as temperaturas mais frias levam à diminuição da transpiração corporal e a nossa pele tem tendência a ficar mais seca. Nesta altura do ano, também é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo a camada lipídico que retém a humidade da pele.

O tempo frio e seco pode deixar a pele com aspeto esbranquiçado, indicando a desidratação e, para evitar tais sintomas, devemos fazer hidratações corporais mais profundas, investir numa alimentação saudável rica em vitaminas e antioxidantes e redobrar os cuidados diários com a nossa pele.

Para ajudá-la a manter a pele protegida nestes dias mais frios do ano, deixamos-lhe algumas dicas fundamentais a serem aplicadas no dia-a-dia:

  • Beber no mínimo 1,5 litros de água por dia – Esta é uma mudança comum no inverno: bebemos menos água. Para evitar a desidratação da pele, manter a velha e boa regra de beber muita água diariamente é essencial.
  • Evitar banhos muito quentes e demorados – Quando as temperaturas baixam, as pessoas passam mais tempo no banho e com a temperatura da água bem mais quente que o habitual, prejudicando a camada superior da pele e deixando-a mais ressequida.
  • Usar creme hidratante logo após sair do banho – Tal como a água quente, o vapor “pós banho” ajuda a abrir os poros, neste sentido aplicar logo o creme hidratante logo após o banho ajuda na absorção do creme.
  • Usar protetor solar diariamente. – Sim, protetor solar! Não é só porque o sol não arde como no Verão que ele não é prejudicial. Os raios ultravioleta continuam a ser emitidos, ainda que em menor intensidade.
  • Proteger os lábios – Há partes do corpo que são mais sensíveis ao frio, e o lábio é uma delas. O vento frio e gelado do Inverno pode queimá-lo, por isso é importante usar hidratantes específicos nesta região – os conhecidos batons do cieiro ou até as vaselinas – para evitar que os seus lábios fiquem secos e gretados.